Skip to content Skip to footer

Diversos exemplares de revistas como “O Cruzeiro”, “Realidade”, “Manchete”, “Panorama”, “Fatos & Fotos” e outras, editadas nas décadas de 1940, 50, 60, 70 e 80.

Serras, arados, serrotes, traçador manual, arco de pua manual, moedores de grãos, pé de sapateiro, lacrador de garrafas de vidro, peneiras, balanças, pilões e variados modelos de semeadeiras utilizados no campo nas décadas de 1950 e 60.

Louças, panelas e objetos de cozinha das décadas de 1950 e 1960, como xícaras, açucareiros e bules para chá e café, pratos de louça, taças e copos. Lamparinas e lampiões, objetos decorativos como bibelôs, canecos e vasos; ferros de passar de carvão, a gás e elétrico; máquinas de costura manual e de pedal e relógios antigos.

Moedas brasileiras e estrangeiras; cédulas de dinheiro brasileiro como Réis, Cruzeiro, Cruzados, Reais; discos 78 rpm, japoneses e brasileiros; aparelhos telefônicos e celulares; aparelhos de som, como fonógrafo, gramofone, vitrolas a corda e elétrica, radiola, rádios; aparelhos variados, como fax, computadores antigos, videocassete, projetor; câmeras fotográficas e a COLEÇÃO SUELI KAWAKAMI, um conjunto de materiais japoneses composto por quimonos, lenços, quadros, bonecas e objetos decorativos doados por Sueli Kawakami em 2012.

Registros da família no Japão e nos primeiros anos no Brasil (no interior de São Paulo) nas décadas de 1920/30 e no Paraná a partir de 1940. Há também registros fotográficos dos primórdios de Maringá.

Artefatos líticos pertencentes aos povos caçadores e coletores que viveram na região entre 6 e 8 mil anos atrás e fragmentos cerâmicos da população Kaingang, que viveu na região há 3 mil anos.

Ferramentas utilizadas em carpintaria, como planadeiras, enxó, serras; utensílios domésticos, como tijelas, ohashis, chaleira, panelas e fôrmas utilizadas na feitura de sushi e onigiri e objetos decorativos, como bonecas, máscaras, etc.

Brinquedos manufaturados como estilingue, biboquê, peteca, bonecas de pano, brinquedos de madeira e brinquedos industrializados, como bolas, bolinhas de gude, carrinhos de metal e de plástico, trenzinho, bonecas, bichinhos de pelúcia, videogames, quebra-cabeças e jogos de tabuleiro.

Acervo composto, em sua maioria, por móveis das décadas de 1950 e 60, como camas, guarda-roupas, guarda-louças, cristaleira, chapeleira, cadeiras, etc. 

Vestidos de noiva e de passeio das décadas de 1950 e 1960 e quimonos, a roupa tradicional japonesa, em modelos casuais e formais.

© 2025. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS – Desenvolvido por Maringaense Cultural