O MEMORIAL
O Memorial Kimura é um museu rural privado, localizado no Distrito de Floriano, em Maringá (PR), idealizado pela Família Kimura e aberto ao público desde 2009.
Abriga um acervo reunido ao longo de várias décadas, que é constituído por edificações e utensílios agrícolas e domésticos do período do café, representativos da colonização empreendida pela Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP). Possui a guarda de materiais arqueológicos constituídos por peças líticas e cerâmicas.
Nossas Edificações
Alguns aspectos da presença japonesa no Brasil são retratados com material iconográfico sobre a trajetória dos Kimuras, mostrando a saída da Província de Nagasaki, no sul do Japão; a passagem pelo Estado de São Paulo para o trabalho nas fazendas de café e a chegada da família ao Norte do Paraná.
A propriedade é formada por edificações que compõem a visita ao Memorial Kimura:
a) O casarão em alvenaria, edificado pelo construtor iugoslavo Antonio Lovric;
b) A escolinha;
c) A antiga moradia da família Kimura, uma casa de madeira construída logo após a aquisição da propriedade;
d) O terreirão de café;
e) A tulha.
Obs. As três últimas edificações ainda não estão restauradas.
O nosso acervo
O Memorial Kimura tem em seu acervo peças de origens diversas. O mobiliário, as ferramentas, os utensílios domésticos, as coleções de fotografias, moedas e revistas foram, em sua maioria, guardados ao longo dos anos pela família Kimura.
Já o material arqueológico foi encontrado no sítio na década de 1970, quando Mario Kimura trabalhava arando a terra. Esse acervo, no entanto, é patrimônio da União, o Memorial Kimura tem apenas a guarda.
Nossa missão
O propósito do Memorial Kimura é contar de forma didática aos visitantes e escolares, não somente a história de uma família de imigrantes, mas também o processo de ocupação regional com a entrada dos trabalhadores introduzidos pela Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP), bem como a presença de povos caçadores e coletores, que habitaram a região entre 6 e 8 mil anos atrás e da população Kaingang, há cerca de 3 mil anos.